quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Olá =)

Este texto foi escrito baseado na primeira impressão da primeira visita á instituição de Aguas Santas.
Quando cheguei lá ia com uma pouco de medo, não sei talvez a sentir uma grande responsabilidade colocada sobre mim mesma.
Eu sabia que as crianças que ia encontrar diante de mim naquele espaço um tanto tenso não eram crianças com uma infância igual à minha e isso fazia-me ter medo de não conseguir ultrapassar esta barreira que eu mesma coloquei diante de mim. Quando lá cheguei tudo parecia normal até chegarem as crianças!
Meninos e manias pequeninos com os olhos a brilharem mesmo depois de ter passado por situações não muito agradáveis visto que são crianças retiradas aos pais e não dadas para a instituição de livre vontade. Ao chegar a uma pequena sala onde se encontravam todas as crianças “coladas” na televisão a ver “ O Mundo de Patty” a Honélia apresentou-nos enquanto grupo e falou um pouco sobre o nosso projecto mas nem todas as crianças quiseram aderir á nossa iniciativa! Não percebi porque quando ouvi o “não” mas agora entendo que possuem limitações intelectuais para o dizerem.
Ao de leve, uma menina pequenina veio ter comigo e sentou-se no meu colo, chamava-se Sandra e tinha consigo mais 2 irmãos.
Não querendo qualquer tipo de laços com os miúdos sem ser de trabalho aquela menina conseguiu despertar em mim um sentimento novo, talvez uma amizade diferente do que com os outros meninos e quando me vim embora disse: “ eu vou voltar” e ela com a cabeça baixa respondeu-me “ Não vais nada!”. ..
Aquelas palavras perturbaram-me no interior de mim mesma mas agora sei que aquele medo que tinha de não ser capaz de estar com as crianças transformou-se num desejo enorme de brincar com eles: D




Cláudia Matias *

Sem comentários:

Enviar um comentário