domingo, 27 de dezembro de 2009

- Pois é, estes dias, na última visita que o nosso grupo fez à instituição, percebi que aquelas crianças precisavam de algo que as motivasse para continuarem a viver. Todas elas têm sonhos e é neles que arranjam as forças necessárias para seguirem em frente. Para todos aqueles meninos, que já passaram por tanto, o Natal pode ser uma das melhores épocas do ano. E porquê? Só porque estão com a família, mesmo que não sejam os pais, aquelas crianças têm uma família. Elas não dão valor às prendas, embora também gostem, elas não dão valor aos doces, elas dão valor à união que irão ter, das poucas vezes no ano, com a sua família. Ficam contentes. Dizem que vão para casa passar o Natal, que vão de férias. Como é que nós só damos valor às coisas quando as perdemos? Estas crianças davam tudo para terem uma vida normal, uma família normal, uma casa normal, tal como nós temos. Eu pensava que ia ensinar alguma coisa a todos aqueles meninos, mas agora percebo que eles é que me ensinam a mim, ensinam-me a dar valor às coisas que temos porque um dia mais tarde poderemos já não tê-las.

*Filipa'Sousa

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A vida que ninguém merece

Costuma-se dizer que ninguém pode escolher a familia em que nasce, e é certo que por vezes "calha-nos" a familia que só nos fornece infelicidade, solidão, tortura, para não ser bruta diria apenas uma palavra SOFRIMENTO. Este conceito viverá para sempre dentro destes individuos, pois com tantas toeturas, ou até só uma, jamais vão esquecer esses maus tratos e abusos.
Para essas pessoas, a  vidaacaba aí, deixam de ter forças para realizar os seus sonhos, deixam de ter vontade para ultrapassar todos os obstáculos que vão enxcontrando ao longo da vida. Mas felizmente, dei conta que estes individuos, por vezes conseguem ultrapassar essas memórias, através de ajudas como instituições. Nestas instituições as pessoas recebem o amor, o carinho e a ternura que nao tinham recebido em casa e lutam todos os dias por uma vida melhor e segura.
Assim, termino a minha reflexão com a consciência de que me orgulho bastante destas pessoas que ultrepassam estes males e acima de tudo querem lutar pelos seus sonhos.


*Diana Seabra

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Recursos necessários


Peça de teatro:

Ø  Espaço de ensaio

Ø  Espaço para a representação final

Ø  Patrocínios para roupas, cenários, lanches, brindes e prémio final para a instituição (para isso pretendemos contactar o Jumbo, Max Mat, Izi, Fabio Lucci, Worten, Rádio Popular)

Ø  Publico alvo: Elementos da instituição, comunidade escolar


Campanha “ Ajude-nos a ajudar “:

Ø  Recolha dos bens em algumas escolas do agrupamento de escolas do Castêlo da Maia

Ø  Publico alvo: Famílias carenciadas


Sorteio da Páscoa:

Ø  Patrocínios para os prémios das rifas

Ø  Comunidade escolar e todas as pessoas interessadas em contribuir


Baile “ Velhos são os trapos “:

Ø  Espaço para o baile

Ø  Transporte para a deslocação dos idosos     

Ø  Cobrança das entradas e do lanche

             

     Festa “ Havaiana ”:

Ø  Espaço para a realização da festa

Ø  Patrocínios para a fruta necessária para os cocktails eu iremos servir e para a decoração do local    

Ø  Publico alvo: jovens da comunidade escolar


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aula nº12 - 11/12/2009

Esta foi a nossa última aulinha deste período !  ;D
Nesta aula, os restantes grupos apresentaram oralmente o seu ante-projecto de forma a que os 180 minutos foram compleamente ocupados com estas apresentações.
Tudo para descanso nas férias ;)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Olá =)

Este texto foi escrito baseado na primeira impressão da primeira visita á instituição de Aguas Santas.
Quando cheguei lá ia com uma pouco de medo, não sei talvez a sentir uma grande responsabilidade colocada sobre mim mesma.
Eu sabia que as crianças que ia encontrar diante de mim naquele espaço um tanto tenso não eram crianças com uma infância igual à minha e isso fazia-me ter medo de não conseguir ultrapassar esta barreira que eu mesma coloquei diante de mim. Quando lá cheguei tudo parecia normal até chegarem as crianças!
Meninos e manias pequeninos com os olhos a brilharem mesmo depois de ter passado por situações não muito agradáveis visto que são crianças retiradas aos pais e não dadas para a instituição de livre vontade. Ao chegar a uma pequena sala onde se encontravam todas as crianças “coladas” na televisão a ver “ O Mundo de Patty” a Honélia apresentou-nos enquanto grupo e falou um pouco sobre o nosso projecto mas nem todas as crianças quiseram aderir á nossa iniciativa! Não percebi porque quando ouvi o “não” mas agora entendo que possuem limitações intelectuais para o dizerem.
Ao de leve, uma menina pequenina veio ter comigo e sentou-se no meu colo, chamava-se Sandra e tinha consigo mais 2 irmãos.
Não querendo qualquer tipo de laços com os miúdos sem ser de trabalho aquela menina conseguiu despertar em mim um sentimento novo, talvez uma amizade diferente do que com os outros meninos e quando me vim embora disse: “ eu vou voltar” e ela com a cabeça baixa respondeu-me “ Não vais nada!”. ..
Aquelas palavras perturbaram-me no interior de mim mesma mas agora sei que aquele medo que tinha de não ser capaz de estar com as crianças transformou-se num desejo enorme de brincar com eles: D




Cláudia Matias *

sábado, 5 de dezembro de 2009

Festa Havaiana

Realização de uma festa “ Havaiana “;


Ø  Realizara-se no dia 19 de Março de 2010, na Escola Secundária do Castêlo da Maia, no horário compreendido das 21h à 00h;


Ø  As Bebidas serão cocktails (fruta)que terão um custo de 0,50 cêntimos;


Ø 

Ø  Relativamente à musica, na entrada será música havaiana e durante a festa, músicas actuais;


Ø  Vão ser eleitos o rei e a rainha da festa que irão receber um vale (da fnac, roupa …) e uma coroa

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Aula nº11- 04/12/2009

Hey ;)
Parece que até nos safamos bem hoje na apresentação oral do nosso ante-projecto. Entre as festas que se irão realizar e os nossos momentos mais cómicos na elaboração deste projecto, o grupo resolveu no final representar alguns momentos do que passamos na sua realização.
Uma boa nota esperemos ;)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sorteio de Páscoa

 Realização de um sorteio da Páscoa;

Ø  será feita um venda de rifas entre os dias 13 a 24 de Março, esta dirigida a toda a comunidade escolar e não só;


Ø  O sorteio final será feito no dia 26 de Março, onde o vencedor será escolhido consoante os números da lotaria da Páscoa;


Ø  Os prémios serão distribuídos de acordo com o lugar do vencedor, primeiro prémio será um mp4, o segundo uma Pen e o terceiro um vale Fnac.(É de salientar que estes sorteios só serão possíveis de acontecer caso o grupo consiga os patrocínios necessários para a sua realização);